segunda-feira, 14 de maio de 2012

OS 3 MOMENTOS DA DEGUSTAÇÃO DE UM VINHO


O vinho é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo e a que mais se pratica degustação. Degustar um vinho não é uma tarefa tão simples, mas também não é complicada. Poucas pessoas sabem, mas existem 3 momentos na análise sensorial de um vinho: Visual, Olfativo e Gustativo.


Com o visual podemos observar a cor, brilho, transparência observando se ele é limpo, sem partículas, se a luz passa por ele, etc., e com isso identificamos a idade e qualidade do vinho. Com a análise olfativa, que corresponde 70% da análise sensorial total do vinho, podemos descobrir a idade, região, defeitos e qualidades da bebida e ao “cheirar” o vinho você pode sentir diversos aromas, que são classificados por grupos como: aroma frutado, vegetal, floral, de especiarias entre outros. Para aqueles que já tem maior conhecimento no estudo dos aromas do vinho, é possível identificar com mais detalhes, sabendo dizer exatamente qual a fruta, especiaria ou flôr, como de banana, caramelo, fumaça, couro, entre tantos outros, o que estimula a tomar um gole logo em seguida.  Para quem pensa que a análise gustativa deveria ser a primeira, engana-se. Essa etapa vem por último e nos permite descobrir a qualidade, sua densidade, seu peso, suavidade, o potencial de envelhecimento, o equilíbrio e é a mais importante para estabelecer a harmonização com alimento.


A degustação de vinhos deve ser tida como prazerosa, divertida e acima de tudo, agradável. Só com a prática podemos ficar experientes no assunto. Beba com moderação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário