quarta-feira, 9 de maio de 2012

Especial para o dia das mães...


TENHO UM AMIGO E COLEGA DE PROFISSÃO QUE ME ALEGRA QUASE TODAS AS SEXTAS PELA MANHÃ COM LINDAS MENSAGENS. ELE ENVIA ESSAS MENSAGENS PARA UM GRUPO DE MULHERES PARA ALEGRAR OS NOSSOS DIAS. ENTÃO, PEDI A ELE QUE ESCREVESSE ALGO ESPECIALMENTE PARA O DIA DAS MÃES PARA COMPARTILHAR COM VOCÊS. FIZ ESSE PEDIDO PORQUE CONHEÇO SUA SENSIBILIDADE E SABIA QUE ESCREVERIA LINDAS PALAVRAS, COMO ACONTECEU.

A PESSOA QUE ESCREVE ESSES TEXTOS É O ENGENHEIRO QUE VIROU BLOGUEIRO E QUE TAMBÉM É AMANTE DOS VINHOS, COMO EU, E FICO MUITO FELIZ EM PODER COMPRATILHAR ISSO COM VOCÊS.

OBRIGADA POR TODO O CARINHO E EM ESPECIAL POR ESSE LINDO TEXTO, MEU QUERIDO AMIGO ÁLVARO CÉZAR GALVÃO. PARA QUE VOCÊS CONHEÇAM UM POUCO MAIS DO TRABALHO DELE ACESSEM TAMBÉM O BLOG
www.divinoguia.blogspot.com

Álvaro Cézar Galvão é enófilo apaixonado, sommelier por formação na ABS, hábil em harmonizações enogastronômicas, razões pelas quais abandonou a carreira de engenheiro civil para trabalhar com o emocional e o lúdico da enogastronomia.

Lindas Mulheres lindas, os vinhos são para vocês.

Meninas e meninos,                                                                                                                      
O universo criou a água e o homem criou o vinho. O universo criou a mulher para o homem não beber sozinho."                                                                                                                            
Com este provérbio, que na verdade nem sei de quem é(queria fosse meu), começo uma divagação sobre  tema vinhos e mulheres
Falar de vinhos e de mulheres é sempre um enorme prazer, e muito já se escreveu sobre o tema, mas para mim, ele é sempre uma fonte, e inesgotável, apaixonante e apaixonada.                                                                                                                 
 Caso já tenham ouvido, ou lido texto com este assunto, levem em consideração, que ao menos eu, me motivo pelo exaltar as mulheres e os vinhos. Será mesmo que temos vinhos para homens, ou seja, mais masculinos, e outros para as mulheres, ou mais  femininos?                                                                                                                  
O vinho é um alimento que foi concebido pelos deuses para enaltecer a saúde, a beleza e o espírito da mulher. Nenhum alimento é mais apropriado ao ideal feminino que o vinho. Mas via de regra, sempre foi feito por homens, e principalmente para os homens.                                                                                                               Guardando a devida distância na comparação, o homem tem ao lado da mulher o seu melhor, assim como o vinho acompanhado da gastronomia adequada também.
É o casamento perfeito. Um não deveria viver sem outro.                                                    Bem sabemos que nem sempre os casamentos são duradouros e estáveis, assim também são as alguns vinhos.

Os homens não passam dos cinco sentidos, enquanto as mulheres, até por treino de muitas gerações, possuem apuradíssimos o olfato, já que usam lavandas e colônias desde há muito. O paladar, que protegia e protege a família quando é feita e servida a refeição. O tato para acarinhar a prole. A audição para melhor ouvir dores, alegrias, desabafos, e muitas vezes sabiamente calar.

A visão, que treinada pelo efeito do amor, enxerga muito longe e muitas vezes vê, sem olhar. E o sexto sentido, ai está a grande diferença, que na falta de algo complementar mais científico, digo que foi desenvolvido tendo por base o amor, a preocupação, o senso de responsabilidade para com a prole, o companheiro, e porque não, o despreparo acadêmico de antanho.

Está cientificamente provado que as mulheres têm mais sensibilidade, são mais olfativas.

Isto em muito facilita as consumidoras de vinho, em relação aos consumidores homens, pois quase que intuitivamente, elas escolhem e acertam no vinho que mais gostam, muitas vezes sem os terem experimentado anteriormente.

Também, as mulheres, não se deixam apanhar pelas armadilhas de convenções estabelecidas pela sociedade patriarcal, onde, por exemplo, podem se deter a observar as diversas tonalidades de uma cor, ou a melhor interação de cores e suas tonalidades, atentas para a harmonia das combinações, onde o púrpura tem nuances que para nós são invisíveis.

Muitas mulheres que conheço, quando estão aborrecidas, principalmente em sua vida afetiva, pensam em comer chocolates, o que as remete ao leite materno, com certo dulçor, macio e quente, aquele carinho maternal, a segurança, talvez esteja ai explicado por que algumas mulheres busquem vinhos mais adocicados.

Não que os homens não possam sentir-se ligados às suas lembranças ternas, mas de novo vemos a sociedade “educando” seus filhos homens para não serem sentimentais.

Estando atentos à grande mãe Natureza, podemos observar que em quase todas as espécies animais que vivem sobre a terra, os machos são os mais belos, vistosos e fortes, caracterizando-os como os provedores da continuidade da sua espécie. Graças ao bom Deus, na espécie humana, acontece o contrário; a Mulher é a mais bela, mais forte e vistosa e, creiam-me, as grandes responsáveis pela continuidade da espécie.

É com estas e outras comparações que vamos descobrir o mundo das mulheres e homens no vinho, e acabamos por descobrir que os vinhos de um modo geral são e foram feitos para o feminino, sejam elas mais ou menos conhecedoras do mágico do vinhos, são sem dúvida as detentoras da magia em si, portanto, não se iludam, o vinho é para elas sim senhores.

"A alma de uma mulher é antiga, infinita e cheia de segredos. Sorva-a aos poucos, como o vinho. E não queira decifrá-la toda, em todos os seus gostos e sensações. Deixe um pouco para amanhã. E surpreenda-se, sempre”.
Até o próximo brinde!


Álvaro Cézar Galvão


Nenhum comentário:

Postar um comentário